segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Eneagrama e os Eneatipos de personalidades


PARTE I

Isso foi uma vez que fiz uma terapia chamada Biodanza e nós estudamos o Eneagrama, que são, digamos: para entender e trabalhar melhor o nosso lado ruim. São os defeitos que temos, para saber como lidar com os nossos e com os dos outros. Parece difícil?
Vamos lá.

ENEAGRAMA: O QUE É, PARA QUE SERVE?

São nove tipos de personalidades e nove padrões de comportamento.
O Eneagrama é um mapa que revela os segredos da psique humana.

Quem se conhece tem mais chances de ser o agente consciente de sua própria vida. Agir, ao invés de simplesmente reagir.

SÃO 9 FIXAÇÕES E PAIXÕES

1) IRA - perfeccionismo e recentimento
2) ORGULHO - adulação e generosidade egocêntrica
3) VAIDADE - falsidade e simulação
4) INVEJA - falsa necessidade e melancolia
5) AVAREZA - distanciamento e isolamento
6) COVARDIA - dúvida e auto-acusação
7) GULA - planificação e charlatanismo
8) LUXÚRIA - vingança e punição
9) PREGUIÇA - indolência e acomodação

Aplicado ao estudo das pessoas o Eneagrama salienta igualdade e diferenças de estilo de tipos e degraus.
Fixações são estratégias mentais que desenvolve no inconciente que serve para justificar e perpetuar o comportamento automático e repetitivo.

1- Caráter Iracundo - Raiva contida,severo,formal,pouco espontaneo,altos padrões de exigencias,cheio de razões, manias de perfeição, limpeza,normas de bom comportamento,irritação,julgamento rígido,valorização de princípios e ressentimentos.

2-Caráter orgulhoso-Auto engrandecimento,imagem de auto-importancia inflada, fuga da carencia buscando a sensação de abundancia e plenitude,tende a agradar e seduzir,se julga privilegiado, impulsivo,invasor,da valor a sentimentos e amor, agrada pessoas com presentes e elogios,fantasioso,intuitivo,é fiel a sentimentos mais do que a promessas,promete mais do cumpre e cumpre mais do que promete ,cativante,adulador e generosidade egocentrica.

3-Caráter vaidoso-È um apaixonado do desempenho,bom amigo,modelo de esposa/marido,funcionário padrão,executivo eficiente etc...Vive o papel mais que a si mesmo ,pouco atento a própria satisfação verdadeira,daí a falsidade intrínseca.Simula a atitude adequadamente esperada. Muda como um camaleão,tomando as cores da situação ,pensa, sente e faz aquilo que se espera que faça ,ágil,rápido e eficiente medindo pelo resultado do desempenho, acha que seu valor pessoal está relacionado as suas realizações.

4-Caráter invejoso-È um artista do sofrimento como estratégia de viver e para fazer-se visto.Sente-se único em sua  sensibilidade romantico,tendendo a acariciar  a melancolia e privilegiar o trágico sentimento de vítima ,tanto do outro, como da situação,ou do mundo. Perito na reclamação ,as vezes aberta ,ou sutil no papel de injustiçado ou de vítima desprevinida.È mais atento no que lhe falta do que
se pode usufruir.

5-Caráter mesquinho-Esse se retém, se mantem escondido para não esvaziar o pouco que sente ter.Evita se envolver para não ser sugado .Não se expõe, mesmo quando participa de grupos.Se sente seguro olhando de fora e não se comprometendo na ação.Guarda para si pensamentos,observações e sentimentos mantendo-se distante das contradições.Aparenta concordar por fora mas por dentro só faz o que quer ,não é um entusiasta do convívio.

6-Caráter fóbico-Está sempre com incerteza de alguma coisa e com medo e frequetemente duvida da própria  dúvida .Pode ser fanático com qualquer coisa e contra fóbico assim neutraliza a desagradavél sensação de medo ou incerteza.Protetor e protegido,acusador e acusado tem o radar de alerta ao perigo para esconder-se em qualquer aspecto do presente ,tem necessidade de precaução preventiva,tenta controlar o futuro e evitar o pior.

7-Caráter guloso- Tem paixão pelo prazer e fobia pela dor. Entre os dois ele desenvolve a comodidade do egocentrismo astuto.tem um certo grau de fraudulencia que disfarça na boa articulação da fala ,se atrai pelo novo é ágil no pensamento e na argumentação verbal dificultam manter a língua em repouso, inventa fáceis justificativas e explicações para tudo ,criativo na fala é narcisista na mente e pouco empático com o enfado de interlocutor,se envolve em intermináveis discursos,não poupa vítimas de sua compulsão charlatanesca.Autocríticas e desconfiometro não estão em seus pontos fortes.

8-Caráter luxurioso- Apaixonado do poder e do domínio .Não mede consequencias para satisfazer  seus desejos e conquistar seus propósitos .Aposta no tudo ou nada ,nutre-se  da adrenalina da ação e do  risco, busca do comando e poder não tolera fraqueza e nem fustração de temperamento é amoral, dado a exageros,justiceiros com parametros próprios, punitivo,vai a forra e é vingativo.

9-Caráter indolente-È rotineiro,se apega a hábitos e se  adapta aos costumes.Trata de evitar o conflito interior através do auto-apaziguamento preguiçoso e da narcotização dos instintos.È prisioneiro da inércia tanto parado como em movimento,tem dificuldade em iniciar deixa para amanhã,quando já está em movimento não para e se perde na rotina detalhista,cego para si mesmo e surdo para sua voz interior, deixa se levar pela corrente como um a mais no fluxo da multidão e mais atento a rotina daquilo que precisa fazer por obrigação do que por preferencias de querer pessoal, enche o tempo com atividade distraída do essencial ,para evitar  contato com o tédio de viver mecanicamente e fazer por obrigação , sem se atrever  em escolher algum prazer pessoal.


Isso também pode ser  chamado de ego,o meu ego é o 6 sou covarde e tento esconder isso atráz de uma aparencia forte,chego até enfrentar coisas mas com medo, sim, e isso  me acarreta  uma consequencia de defensiva sempre ,podendo tornar-me um pouco agressiva na maioria das vezes,mas quando conheci isso em mim e vi também as características de personalidades de outras pessoas o ego,lado ruím,a convivencia com os outros melhorou muito e eu com certeza me controlo posso dizer que , ficou muito melhor o que é bom porque,sinto-me mais feliz comigo e com as pessoas ao meu redor.

I.E.S-Instituto EneaSat do Brasil
Autor Alaor Passos.
www.eneasat.com.br

Nenhum comentário: